domingo, 5 de julho de 2009

Evolução

"A evolução é uma lei à qual não se pode fugir. É a marcha para o progresso a que cada um é compelido a realizar em si mesmo, através do esforço, do trabalho, da perseverança e do otimismo, no combate ás imperfeições, em busca das virtudes, com o concurso das vidas sucessivas." (FEB, 1998)

Não podemos confundir avanço ou evolução com o que vemos por aí nos dias atuais que nos parece mais com degradação humana, como podemos dizer que evoluímos em determinado ponto, se naquele mesmo ponto tivermos uma queda moral?
É mais ou menos o que acontece nos dias de hoje, por exemplo, na sexualidade pessoas defendendo alguns absurdos, aberrações e dizendo que tais atos fazem parte da evolução do homem. Procuram justificar dizendo que o homem evolui, e em decorrência dessa evolução busca coisas novas.
Concordo plenamente que o homem tem que evoluir, isso é lei divina, tem que buscar novos conhecimentos, novos horizontes em todos os setores da vida, mas desde que essa busca esteja aliada a uma ética moral.
O avanço intelectual deve estar sempre acompanhado do avanço moral, caso contrario avançaremos em um ponto mas retrocederemos ou ficaremos estacionados em outro e a evolução deve ser completa para ser considerada como tal.
O homem foi criado para evoluir, é essa a estrada que tem que ser trilhada, e evolução também significa modernização, não a vemos nos carros, eletrodomésticos, aviões, trens, etc.?
Onde devemos tomar cuidado é que essa modernização não pode nos levar a uma derrocada moral, como muitos não se dão conta, como exemplo podemos citar aqueles pais liberais que deixam de educar seus filhos da maneira correta e ainda quando são avisados por alguém de algum proceder incorreto por parte deles, dizem: Ah! Hoje em dia isso é normal! Está na moda! Deixa de ser antiquado!
Em um passado não muito distante o namoro era uma coisa bonita de se ver, havia respeito mútuo, quando se iniciava um namoro era com consentimento dos pais, e geralmente era uma relação duradoura.
Mas atualmente a “moda” é “ficar”, e muitas jovens em um período de um mês ficam com dois ou três namorados diferentes, às vezes em uma festa (na mesma noite) ficam com mais de um!
Em razão do que acabamos de expor acima, temos jovens grávidas em sua mais tenra idade, altíssimo índice de doenças sexuais entre os jovens (inclusive AIDS) e como resultado disso muitas mães solteiras que se vêem obrigadas a parar os estudos e até mortes em virtude de doenças graves adquiridas. Mas os pais acham que “nos dias de hoje isso é normal”, “ela não foi a primeira e nem será a última”, ela foi orientada a sempre se proteger.
Que avanço! Que evolução! Que modernidade!
Os pais se deixam levar pelas massas que dizem que os tempos mudaram, que a juventude avançou, e deixam de desempenhar os seus papéis de pais, acabam incentivando os próprios filhos a se desvalorizar e cair em desgraça.
Não vemos pais que dizem preferir que seus filhos façam sexo no seu próprio quarto com seus namorados ao invés de saírem por aí? Será que esses pais ensinam os filhos a orar? Será que esses pais ensinam que o lar é lugar sagrado, lugar de respeito? E não para por aí, pois acabam prejudicando aqueles que querem agir corretamente, pois se você é um pai que orienta seus filhos a não procederem desta maneira, você é um pai “quadrado”, “que parou no tempo”, “muito conservador”.
Infelizmente muitos são os pais que não querem “ir contra o sistema” ir contra “a moda” e adotam esses estereótipos que só ajudam na banalização dos valores morais e éticos se dizendo serem pais “modernos e evoluídos”.
A evolução pretendida por DEUS aos homens abrange todos os setores de nossa vida, mas ela tem que vir acompanhada do que é bom, moral e ético. Se essa suposta evolução causa qualquer tipo de problema seja ele de ordem psicológica, familiar , emocional, etc, não pode ser considerado como tal, e sim retrocesso, e para cada passo atrás que dermos teremos que voltar para dar dois adiante.
Pensemos nisso!!!


PJC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário a respeito deste post aqui

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails