Você já se perguntou alguma vez qual o significado do Bem e qual o significado do Mal? O que essas palavras realmente expressam e qual a definição correta para elas?
O que é o Bem e o que é o Mal?
A minha concepção pode ser diferente da sua, quando levamos em consideração os vários pontos de vista e quando ampliamos esses pontos de vista a nível da humanidade, podemos encontrar definições muito diferentes para o assunto em pauta.
De acordo com as leis, a moral, os costumes, a crença, e principalmente o grau evolutivo de um povo, ou país, notaremos que esses conceitos variam e muito.
Só para exemplificar, temos apena de morte adotada em determinados países com a alegação de que ela é um bem para a sociedade, uma vez que tira de circulação pessoas que fazem o mal. Outros países entendem que a pena de morte implica em pagar o mal com o mal, razão pela qual não a adotam.
Aqui nos alimentamos de carne de vaca que para nós representa um bem para nossa saúde (proteínas), ao passo que em outro país a vaca é sagrada e se você matá-la ou maltratá-la ou se alimentar dela estará cometendo um mal muito grande.
Poderia citar muitos exemplos a mais de como os pontos de vista variam de uma pessoa para outra, de uma nação para outra, mas então o que fazermos para nos orientarmos e sabermos o que é o bem e o mal?
Assuntos que influem diretamente nas questões espirituais devem ser tratados dentro da ótica espiritual, uma vez que eles podem nos ajudar ou nos atrapalhar futuramente na vida espiritual, dentro deste contexto vejamos então algumas definições para o Bem e para o Mal:
O Bem:
"É tudo o que é conforme a Lei de DEUS [...]. Assim, fazer o bem é proceder de acordo com a Lei de DEUS [...] (Livro dos Espiritos)
"O bem é a Lei Suprema do Universo e o alvo da elevação dos seres [...] (Depois da morte)
"É o movimento evolutivo na escala ascensional para a Divindade [...] (Caminho, Verdade e Vida)
"Em suma, o bem é o Amor que se desdobra em busca da perfeição no infinito, segundo os Propósitos Divinos [...] (Falando á Terra)
"[...] é uma couraça contra a qual sempre se quebrarão as manobras da malevolência" (Obras Póstumas)
O Mal:
"O mal é toda ação mental, física ou moral , que atinge a vida perturbando-a, ferindo-a, matando-a." (Lampadário Espirita)
"[...] é a prática de atos contrários ás leis divinas e sociais, é o sentimento injusto e nocivo que impede a perfeição individual, afastando os seres das virtudes espirituais." (Almas Crucificadas)
"[...] estado de inferioridade e de ignorância do ser em caminho de evolução. [...] O mal é a ausência do bem." (O Grande Enigma)
"[...] é a treva, na qual um foco de luz tem mais realce. O mal é a transgressão ás leis celestes e sociais. O mal é a força destruidora da harmonia universal: está em desencontro aos códigos celestiais e planetários; gera o crime, que é o seu efeito, e faz delinquentes sobre os quais recaem sentenças incoercíveis, ainda que reparadoras. (Almas Crucificadas)
Essas são algumas definições espirituais sobre o bem e o mal, que nos levam a reflexões, principalmente pelo fato de nos serem transmitidas por espiritos que já viveram neste mesmo mundo de provas e expiações, essa escola bendita que é a Terra, na qual o bem e o mal fazem parte do aprendizado e trazem consigo ou o seu benefício ou o seu prejuízo.
"O bem semeia a vida, o mal semeia a morte. O primeiro é o movimento evolutivo na escala ascensional, o segundo é a estagnação. (Dicionário da Alma)
"[...] todo bem é expansão, crescimento e harmonia e todo mal é condensação, atraso e desequilibrio. O bem é a onda permanente da vida a irradiar-se como o Sol e o mal pode ser considerado como sendo essa mesma onda, a enovelar-se sobre si mesma, gerando a treva enquistada. Ambos personalizam o Amor que é libertação, e o egoísmo que é cárcere. (Instruções Psicofônicas)
Muito melhor é trilharmos o caminho do bem, não acham? Um caminho de evolução, de recompensas e gozos futuros, quando fazemos o bem ele retorna para nós disse-nos o mestre Jesus Cristo:
" Portanto, tudo que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o vós também a eles, pois esta é a lei e os profetas." (Mateus 7:12)
O apóstolo Paulo:
"E não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido." (Gálatas 6:9)
Sigamos então na humildade e praticando o bem, a caridade para que na hora do acerto de contas possamos ter crédito junto ao mestre e desta forma podermos galgar mais alguns degraus na nossa escalada evolutiva rumo á perfeição.
"Eis que cedo venho! A minha recompensa está comigo, para dar a cada um segundo as suas obras." (Apocalipse 22:12)
Pensemos nisso!
PJC
Video:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça o seu comentário a respeito deste post aqui