A grande maioria das pessoas encontra dificuldades para se desfazer do orgulho, acho que essa é uma das maiores lutas que travamos em nossa reforma intima.
Geralmente a própria sociedade nos leva a crescermos sendo orgulhosos e não tendo humildade, quem é que nunca ouviu aquela frase que corre livremente no dia a dia das empresas, das escolas e até de alguns lares: “humildade é para os fracos”.
Vejo o orgulho como sendo um câncer da humanidade, pois do orgulho é que provém as maiores desgraças que vemos nos noticiários em nosso dia a dia, por orgulho acontecem as vinganças de todo o tipo, os homicídios, familiares ficam anos sem trocarem uma só palavra, o orgulho impede o perdão.
Quando começamos a entender um pouco sobre a vida, o que não falta é pessoas que nos enchem de orgulho: poxa! como ele(a) é bonito(a), ou como ele(a) joga bem futebol, ou que bom profissional ele(a) é.
Isso até certo ponto é uma coisa natural e boa, mas que pode ter conseqüências danosas dependendo da maneira como é recebido, pois
pode tornar a pessoa orgulhosa, isto também dependerá muito da educação que recebeu em seu lar.
Podemos dizer que o orgulho está para o mal, assim como a humildade está para o bem. O orgulho critica, a humildade elogia, o orgulho condena, a humildade perdoa, o orgulho não se sensibiliza, a humildade sofre com o sofrimento alheio, o orgulho se ensoberbece, a humildade é anônima.
Temos que travar uma batalha diária contra este mal que nos deixa presos ao mundo e nos distancia de DEUS, e não basta só nos desfazermos do orgulho, a lacuna deixada por ele deve ser preenchida pela humildade.
Para DEUS não são as nossas posses, posição social, a nossa elevação intelectual ou qualquer outra coisa que nos eleva em seu conceito.
Não foi a humildade de nosso mestre Jesus que o fez tão grande colocando-o acima de todos os profetas?
Jesus não disse que aquele que fosse o servo de todos é o que seria o maior nos reinos dos céus?
E como que se consegue isso? È sendo orgulhoso? Não, é sendo humilde, pois é a humildade que conduz o homem ao bem.
Porque o orgulho, se amanhã poderemos voltar à Terra em situação tão diversa da que vivemos hoje? E aí onde ficará o nosso orgulho, se hoje o homem se orgulha de ser um nobre, rico, de alta linhagem, grande na Terra? Poderá ele voltar amanhã como uma pessoa muito humilde, sem recursos nenhum, pobre ao extremo.
Na leitura sobre este tema vemos a imensa necessidade e urgência em nos renovarmos, deixando de lado tudo aquilo que só poderá nos atrapalhar em nossa marcha na evolução e conservar a nossa distancia moral em relação a nosso mestre.
O orgulho é o maior adversário da humildade, ele nos deixa distantes da meta a ser atingida, que é a de amar ao próximo como a si mesmo.
O orgulho nos leva na direção contrária ao nosso destino, nos faz parar no acostamento da estrada evolutiva para mais tarde termos que retomar esta viagem do inicio, retardando assim a nossa chegada ao destino final.
E temos que ter em mente que sempre que fazemos uma viagem há alguém do outro lado da estrada que nos aguarda, e quando nos atrasamos causamos preocupação e aflição a estas pessoas.
Portanto tomemos os devidos cuidados na nossa caminhada, nos
desfazendo de todas as bagagens excedentes que só nos oneram e não nos ajudam em nada, e o orgulho é uma mala bastante pesada de se
carregar, que não nos proporciona nada de útil, muito ao contrário.
*
“Todos os homens são iguais na balança divina; somente as virtudes os distinguem aos olhos de Deus. Todos os Espíritos são da mesma essência, e todos os corpos foram feitos da mesma massa. Vossos títulos e vossos nomes em nada a modificam; ficam no túmulo; não são eles que dão a felicidade prometida aos eleitos; a caridade e a humildade são os seus títulos de nobreza”. (Lacordaire – 1863 - E.S.E.)
*
“Abre os olhos à luz: eis que as almas dos que se foram estão de volta, para te recordar os verdadeiros deveres. Elas te dirão, com a autoridade da experiência, quanto às vaidades e as grandezas da vossa passageira existência são pequeninas, diante da eternidade. Dirão deste mundo; que nesta, será maior o que foi menor entre os pequenos deste mundo; que o que mais amou os seus irmãos será o mais amado no céu; que os poderosos da Terra, se abusaram da autoridade, serão obrigados a obedecer aos seus servos; que a caridade e a humildade, enfim, essas duas irmãs que se dão às mãos, são os títulos mais eficazes para obter-se a graça diante do Eterno”.
(Adolfo – 1862 -E.S.E.)
*
Atendamos os apelos daqueles que querem o nosso bem e nos alertam com conhecimento de causa pois eles já passaram por tudo o que nós passamos hoje, e nos dão as dicas do melhor caminho a ser seguido, para que não soframos tanto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça o seu comentário a respeito deste post aqui