domingo, 6 de setembro de 2009

TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

*




*



Quando nos sentamos para folhear a bíblia e meditarmos nos ensinamentos de Jesus vemos que naquele tempo existiam muitas pessoas que se aproveitavam da fé alheia, e mantinham o povo em total ignorancia.

Nos dias atuais muito pouca coisa mudou com relação a isso, vemos no dia a dia muitas pessoas serem enganadas, usam a "palavra de DEUS" de uma maneira distorcida adequando-a aos seus interesses escusos, vemos muita gente enriquecer com o "comércio das coisas de DEUS", vendem a salvação, a cura, a libertação e tudo o quanto podem.

Passaram-se mais de dois mil anos das andanças de Jesus pela Terra mas pouca coisa mudou mesmo com todas as advertencias e ensinamentos deixados por ele, sempre alertando da necessidade de darmos mais importancias as coisas espirituais que para as materiais.

Mas o homem confunde e inverte os verdadeiros valores, vemos lideres espirituais dizerem aos seus fiéis que se não prosperam financeiramente é porque tem alguma coisa errada em suas vidas, não tem fé suficiente, ou estão deixando brechas para o diabo, se o fiel não está podendo dizimar então o caso é mais sério ainda, medem se você é abençoado ou não pelo que você conquista ou deixa de conquistar.

Sendo que a verdadeira benção de DEUS é o desprendimento das coisas materiais, não quero com isso dizer que você não tem que lutar para conseguir a posição social, a ascenção profissional, o conforto e o bem estar, mas que jamais essas coisas podem servir de parâmentro para medir a sua bem aventurança e que você não pode ser dominado por elas.

Já vi pessoas dizerem que DEUS não vai com a sua cara exatamente por que não prosperam, outros perderem a fé e dizerem que DEUS não os ama exatamente por que incutiram em suas mentes esse ensinamento errôneo.

A verdadeira benção de DEUS é ver o nascer do sol a cada dia a mais que ele nos concede para que nos aperfeiçoemos e evoluamos em caridade, abnegação, humildade e amor ao próximo.

Ora, porque esses lideres religiosos que pregam a tal doutrina não vão nos lugares mais miseráveis desse país dizer para aqueles que lá vivem que se não prosperam é porque tem alguma coisa errada, por que falta-lhes fé, ou porque precisam de libertação? Porque não fazem isso lá na Etiópia com aqueles irmãos que não tem acesso a um prato de comida em seu dia a dia,? O que dizer então para eles com relação á prosperidade financeira?

Esses mesmos lideres não cansam de citar passagens bíblicas que apontam supostamente para a prosperidade material como uma benção de DEUS, mas é engraçado como esquecem de mencionar as palavras do Cristo que dizia que não tinha onde recostar a sua cabeça, ou seja, não possuía bem material algum. O que dizem esses lideres com relação a Cristo? Tinha alguma coisa errada com ele? também lhe faltava a fé? também precisava ser liberto?

E o que dizer dos apóstolos que também não temos notícia de terem sido prósperos?
Frâncisco Cândido Xavier (os livros que psicografou geraram uma fortuna e ele não fez uso de nenhum centavo), Madre Tereza de Calcutá, Bezerra de Menezes, Mahatma Ghandi e tantos outros irmãos que tiveram uma vida consagrada á caridade aos menos favorecidos e necessitados e que não prosperaram financeiramente, ou porque não quiseram ou porque seu tempo era voltado integralmente á caridade e ensinamentos, o que dizer deles? Não eram abençoados?

Vemos as pregações mais calorosas sempre relacionadas a prosperidade, faltam pregações de reforma intima, respeito e amor ao próximo, perdão, caridade e humildade que é exatamente do que o homem precisa para ser bem aventurado nesta vida e na vida futura.
E por falar em vida futura o que levaremos para o além-túmulo, a prosperidade ou todo o bem praticado em favor do próximo?

Não ensinam de cima de seus púlpitos o respeito á religião alheia, pelo contrário emitem julgamento e condenação com relação á elas, indo totalmente contra os ensinamentos de Jesus.

Pregam e não colocam em prática, ensinam e não vivem os ensinamentos mais importantes que são os de ordem moral tão insistentemente frisados por Jesus.

Essas palavras de Cristo foram ditas há mais de dois mil anos mas parece que foi ontem de tão atual:
"Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens" (Mt 15:8 e 9)


Ensinando doutrinas que são preceitos dos homens, pois Jesus nunca nos ensinou a buscar exclusivamente a prosperidade e sim buscar as coisas do alto, ele não nos incentivou a buscar o que era para o corpo e sim o que é para o espirito:
"Não ajunteis tesouros na Terra, onde a traça e a ferrugem destróem e onde os ladrões arrombam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde a traça nem a ferrugem destróem e onde os ladrões não arrombam e nem roubam. Pois onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" (Mt 6:19)

Quando prosperamos DEUS espera que usemos as nossas posses em auxílio aos menos favorecidos, vemos templos e mais templos religiosos serem construídos a cada dia mais luxuosos, e onde estão as creches, orfanatos ou asilos construídos ao invés de mais templos? Será por que nas creches, asilos e orfanatos não se pode cobrar os dizimos e ofertas abundantes que se cobram nos templos religiosos?

Tenhamos em mente que hoje estamos construindo o nosso amanhã, o ontem já se foi e não adianta ser lastimado, trabalhemos então para que no futuro não tenhamos do que nos lamentar.



PJC


*





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário a respeito deste post aqui

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails