O Brilhe a vossa Luz significa estimular o amor nos outros, porque em nós ele tem feito maravilhas; é inspirar humildade nos companheiros, pelo fato deles descobrirem em nossa conduta a coragem de sermos humildes; traduz-se na paz que ajudaremos a construir no próximo, a partir da que já se faz realidade em nosso íntimo; significa garantir a fé e a simpatia ao redor de nós pela vida convicta que levamos, com base nos valores abraçados como legítimos. (Vozes do Espirito)
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Rumo ao topo
Na vida material precisamos sempre de algum requisito para determinadas ocasiões, na vida espiritual não é diferente. Digamos que a vida material é análoga a espiritual, é claro que não plenamente, mas em alguns aspectos com toda a certeza.
Para podermos dirigir um carro se faz necessário que nos submetamos ás exigências para aquele fim, ou seja, devemos frequentar uma auto escola passar pelas etapas teórica e prática para depois sermos avaliados e aprovados, aí então recebemos nossa carteira de habilitação e só aí é que podemos dirigir.
Ninguém entra em uma faculdade para fazer um determinado curso, sem antes ter que também passar pelas etapas anteriores, ou seja, cursar os graus inferiores e ser aprovado receber o devido diploma para poder estar habilitado a fazer um curso superior.
Pois bem na vida espiritual não é diferente, Jesus nos diz que para alcançar o reino dos céus devemos ser pobres de espírito.
Mas e o que é ser pobres de espírito?
Façamos novamente uma comparação da vida corpórea com a espiritual, e vamos perceber por exemplo, que um policial não tem como deixar de ser soldado ou cabo e passar diretamente ao posto de coronel, ele terá que galgar os postos que estão entre as duas graduações para chegar ao referido posto máximo.
Desta mesma forma temos com relação a vida espiritual que atingir um grau de evolução que nos torne espíritos puros e perfeitos, ora mas para isso é necessário que também subamos degrau por degrau desta escada que nos leva ao topo, e digamos que este topo é a pobreza de espírito, pois o espírito perfeito tem como caracteristica a humildade e o amor ao próximo.
Ser pobre de espírito é não ser orgulhoso, é ser humilde, mesmo sendo uma pessoa inteligente (de acordo com a nossa concepção de inteligência, pois o mais inteligente deste mundo, pouquíssimo sabe), mesmo que ocupe um alto cargo ou função, mesmo sendo próspero, bonito, talentoso, temos que ter a humildade de saber que se somos alguma coisa é porque DEUS o permitiu que fossemos, não para que nos tornássemos orgulhosos ou soberbos, mas geralmente para que pudéssemos exercitar a humildade, e muitos acabam fazendo exatamente o contrário.
Sabemos que todo espírito é criado ignorante e é exatamente aí que entra as etapas a serem vencidas, pois normalmente a própria sociedade nos transmite certos costume que ela tem como certos, mas que acabam nos prejudicando e nos tornando orgulhosos, para nos tornarmos humildes é necessário que aos poucos nos desfaçamos daquelas concepções que a sociedade nos forneceu do certo ou errado, de nossos defeitos, de nossas imperfeições.
Não conseguimos de um dia para o outro nos depurar é um processo que requer esforço, dedicação e vigilancia, mas que é necessário para nossa felicidade futura.
Vejamos o que nos diz Allan Kardec no Evangelho Segundo o Espiritismo a respeito do assunto:
"Dizendo que o reino dos céus é dos simples, quis Jesus significar que a ninguém é concedida entrada nesse reino, sem a simplicidade de coração e humildade de espírito; que o ignorante possuidor dessas qualidades será preferido ao sábio que mais crê em si do que em Deus. Em todas as circunstâncias, Jesus põe a humildade na categoria das virtudes que aproximam de Deus e o orgulho entre os vícios que dele afastam a criatura, e isso por uma razão muito natural: a de ser a humildade um ato de submissão a Deus, ao passo que o orgulho é a revolta contra ele. Mais vale, pois, que o homem, para felicidade do seu futuro, seja pobre em espírito, conforme o entende o mundo, e rico em qualidades morais."
Na vida terrena todo homem tem que batalhar e muito para conseguir alcançar um certo grau de prosperidade e dar um pouco de conforto aos que lhes são caros, e espiritualmente falando não é diferente temos que nos esforçar bastante se quisermos agradar a DEUS e fazermos juz ao nosso galardão, mas para isso podemos contar com amigos valiosos e principalmente nosso mestre e guia Jesus Cristo que nos mostrou o caminho.
Portanto, sigamos a cada dia em nosso esforço pessoal na nossa escalada espiritual rumo ao topo, sem desanimar.
*
PJC
*
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça o seu comentário a respeito deste post aqui