sexta-feira, 2 de abril de 2010

O ESPIRITISMO



Não são poucas as pessoas que não sabem exatamente o que é o Espiritismo, baseado no Livro O Evangelho Segundo o Espiritismo quero neste post falar um pouco sobre o assunto.
O Espiritismo é a ciência que hoje já não é tão nova, mas quando surgiu foi uma tremenda novidade, que veio mostrar para os homens através dos espiritos, a existencia do mundo espiritual.
E quem melhor que os espiritos que já viveram neste mundo, morreram e continuam a sua trajetória no mundo espiritual para nos trazer essas revelações?
E é bom lembrar que essas revelações não foram aceitas de pronto, sem uma exame profundo e criterioso por parte do codificador da doutrina Allan Kardec.
Nos mostraram os espiritos a existencia do mundo espiritual e a realidade de suas relações com o mundo corpóreo existentes a muito mais tempo atrás do que se podia imaginar.
Nos foi mostrado esse mundo não mais como uma coisa sobrenatural, mas como uma das coisas mais naturais que podem existir, e que atuam incessantemente e constantemente na natureza.
Na época desta revelação aconteciam inúmeros fenomenos que eram incompreendidos , e por isso, tidos como fantásticos e maravilhosos, ou seja, sobrenaturais.
Mas através do Espiritismo isso se explica de forma lógica e natural, alíás muitos foram os que não gostaram nem um pouco, pois deixaram de ganhar muito dinheiro, e de dominar, pois faziam uso do fantástico e maravilhoso em proveito próprio.
Quando Jesus disse que tinha muito para dizer mas não o podia fazer naquela época, com certeza essa revelação fazia parte, mesmo o que ele ousou dizer permaneceu sem ser compreendido ou falsamente interpretado na época.
Existiram três grandes revelações em nossa história, cada uma em seu tempo, revelando aquilo que era propício e que poderia ser entendido naquela época, a primeira com Móisés no Antigo Testamento, a segunda com Jesus Cristo no Novo Testamento, e a terceira nos foi apresentada pelo Espiritismo.
As duas primeiras foram personificadas nas pessoas de Moisés e Jesus respectivamente, mas a terceira não tem uma pessoa a personificá-la, porque é fruto do ensino dado não por um homem, mas pelos espiritos que foram chamados por Allan Kardec de "As vozes do céu", que se apresentaram em todos os pontos da Terra.
Quando o homem fala das coisas espirituais, fala daquilo que supõe, ou daquilo que chegou a conclusão pelos seus estudos, mas quando os espiritos falam, falam daquilo que viveram ou vivem, falam de suas experiencias pessoais, verdadeiras, e com isso nos advertem e ensinam sobre o caminho a ser seguido.
Cada um traz a sua parcela de luz ao homem e o conjunto desses seres espirituais torna conhecido ao homem o mundo para onde vai e a sorte que o espera.
O Espiritismo vem dar execução a lei cristã, vem lembar ao homem os ensinamentos do Cristo que durante muito tempo ficou esquecido, ou manipulado pelo homem, vem abrir os olhos ao cego, desnuda o mundo espiritual, as suas belezas, a felicidade ou as dores que nos esperam de acordo com o nosso proceder neste mundo.
Não ensina nada de diferente do que foi ensinado pelo Cristo, apenas completa, explica, e convida o homem a observar os seus preceitos e realizar uma renovação moral em sua vida.  O Cristo disse em forma alegórica o que naquela época não podia dizer explicitamente, e ao tempo certo, o espiritismo explica todas essas alegorias e prepara o terreno para as futuras realizações.
O Espiritismo é pois obra do próprio Jesus Cristo, que preside, confrome o anunciou, prepara os homens de boa vontade e de espirito evoluído á regeneração que já vemos se operar e com isso prepara o reino de DEUS na Terra.
Se o Espiritismo fosse fruto da concepção de um ou mais homens seria incompleto, com vícios e fadado a acabar como as demais religiões que vemos acomodadas sob a liderança de pessoas tão sujeitas a falhas quanto nós, mas por ser fruto do mundo espiritual, não alicerçada em teologias frágeis e vulneráveis sabemos não conter interesses baratos e manipulações.
Esse é o Espiritismo que poucos conhecem ou conhecem de maneira distrocida, o tão criticado espiritismo é uma doutrina pura que almeja ajudar e esclarecer o maior número de almas possíveis, arrancá-las  da ignorâncias e da cegueira espiritual.


*  *  *


PJC


*  *  *





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário a respeito deste post aqui

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails