sábado, 3 de outubro de 2009

ESPIRITISMO, O CONSOLADOR PROMETIDO?

*

“Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas, quanto a vós, conhecêlo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. Porém, o Consolador, que é um Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito.”

Palavras de Jesus (João, 14:1517,26)

Nesse texto biblico vemos as palavras de Jesus que se referem ao Consolador prometido, o qual as religiões mais tradicionais dizem que aconteceu no dia de pentecostes, meditemos sobre eles. Se realmente tivessem acontecido em pentecostes dalí teriam saído muitos ensinamentos, pois Jesus nos diz que o Consolador "nos ensinaria todas as coisas", e o que foi ensinado ali?
Ao invés de ensinamentos causou estranheza por parte daqueles que assitiram o acontecido, pois é relatado que os apóstolos "falavam em linguas estranhas", ou "cada um em sua lingua natal", o que causou grande confusão, alguns chegaram até a sugerir que eles estavam bêbados.
Mas vamos ao que nos interessa:

Jesus nos disse que o Pai enviaria outro Consolador que ficaria eternamente conosco

Ora, os espíritos ao que parece jamais nos abandonarão, estão diariamente nos dando conselhos e regras a serem seguidas rumo ao crescimento espiritual. Jamais foram visto tantos ensinamentos coerentes, simultâneos (em toda a face do globo terrestre), concordantes entre si, com base no DEUS de amor e justiça que nos foi apresentado por Jesus, basta se dar ao trabalho de ler o vasto repertório de literatura espirita existente, além da codificação.

Jesus disse que este consolador seria o Espírito de Verdade

Qual o espírito que era o guia espiritual de Allan Kardec? O Espírito de Verdade.
Foi através deste espirito que recebemos a codificação espirita, que vem restaurar o ensinamento moral do Cristo esquecido pelas religiões ditas cristãs.

Jesus disse que o consolador nos ensinaria todas as coisas

Não é o que vemos nos ensinos dos espiritos? Quantos e quantos ensinamentos nos traz a doutrina espírita, abrange a religião, a filosofia, a ciencia, o universo, etc.
Naquela época Jesus não pôde trazer tais ensinamentos porque aquelas pessoas não estavam preparadas, não tinham ainda evolução intelectual suficiente para entender, e o espiritismo veio responder as grandes questões daqueles que se interessavam pelas coisas espirituais e não se contentavam com o que lhes era ensinado pelas religiões existentes, o espiritismo nos ensina de onde viemos, porque sofremos, para onde vamos, e o que devemos fazer para nossa felicidade futura.

Jesus disse que o consolador nos faria recordar de tudo o que ele nos havia dito

O espiritismo além de fazer recordar a pureza, a santidade, o amor, a caridade que Cristo pregou e que ficou completamente esquecida no tempo, ou foi sendo deturpado, nos trouxe a verdadeira essência destes ensinamentos, que foram mal compreendidos ou mal interpretados (às vezes inocentemente, ás vezes segundo alguns interesses) durante tanto tempo.

Enfim, o espiritismo pode ser considerado o consolador, até porque não existe no mundo outra doutrina que tanto consola mães, pais, filhos, que até então não conseguiam compreender certas ocorrências desta vida, tais como a criança que morre em tenra idade, pessoas que nascem com doenças graves, dementes, com deformidades físicas, cegos, surdos, mudos, enquanto que outros nascem em berço explêndido, com perfeita saúde, com físico perfeito, enquanto outros mendigam, outros com enorme dificuldade de aprendizado, outros gênios em plena infância. Pelas doutrinas anteriores ao espiritismo ficava difícil aceitar estas diferenças sem se revoltar contra DEUS e chamá-lo de parcial, mas com o advento do espiritismo tudo se esclarece e são mantidas em seu devido respeito a santidade, sabedoria, misericórdia e suprema justiça de DEUS.

*

PJC

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário a respeito deste post aqui

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails