sexta-feira, 19 de junho de 2009

"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;"

Você já deve com certeza ter observado a diferença de um cachorro manso e de outro que é bravo, podemos notar essa diferença ao olhar para a expressão desses cachorros, o que é manso tem um olhar cativante, cheio de carinho e amor, ele se aproxima abanando o rabo e principalmente transmitindo alegria.
Já o cachorro bravo se mostra totalmente alterado, suas expressões são assustadoras, os dentes á mostra, olhar carregado e repelindo toda tentativa de aproximação.
Fizemos a comparação acima para tentarmos ilustrar a grande diferença que há entre a mansidão e a aspereza ou irritação, "os mansos" a que se refere o versiculo acima são aqueles que não são arredios, muito pelo contrário são aqueles que estão sempre a disposição para ajudar, aqueles que por mais que sejam provocados reagem sempre com doçura e com controle sobre suas emoções.
A mansidão é uma das mais valiosas qualidades que uma pessoa pode ter, aqueles que o circundam se sentem bem em sua companhia, pois está sempre calmo, sereno, atende a todos com paciencia, responde com brandura.
Mas não pense que a mansidão é um dom de DEUS não, se assim o fosse ele estaria sendo parcial porque não são todos que tem este suposto dom, e segundo consta DEUS não faz acepção de pessoas, então porque daria para um e não para outro?
A mansidão tem que ser conquistada pelos nossos esforços, envolve dedicação e muita força de vontade, muita oração e busca por reforma intima, o que não é nada fácil, mas é exatamente por ser dificil que há mérito em alcança-la.
E o mérito é o que nos diz o versiculo, "eles herdarão a Terra", mas alguém que tenha outra crença poderá questionar: Mas a Terra não vai acabar, não virá o fim do mundo?
E aí eu pergunto: se o mundo fosse acabar porque Jesus nos faria uma promessa dessas? Será que Jesus teria se equivocado?
De acordo com a doutrina espirita a terra não irá acabar e sim evoluir até se transformar em um lugar muito agradável de se viver, pois as pessoas não serão mais egoístas, orgulhosas, invejosas, mentirosas, não existirão mais doenças, dor e tristeza, enfim só ficarão os espiritos que acompanharam o processo evolutivo e a Terra se tornará o paraíso descrito nos textos bíblicos.
E aqueles que não se "enquadrarem", que não acompanharem esse processo não poderão permanecer neste paraíso que se transformará a Terra, tendo que serem expulsos, assim como nos figura Adão e Eva.
Então tratemos de nos renovar e evoluir intelectual e moralmente para que possamos amanhã desfrutar do que é bom, e o que é bom geralmente requer esforço para ser adquirido, seja na Terra ou em algum outro planeta mais evoluído ainda.


PJC

segunda-feira, 15 de junho de 2009

"Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;"

A maior demonstração de dor e desagrado do ser humano é através do choro, da lágrima, não é engraçado vermos Jesus dizer que bem aventurados são os que choram? Alguém poderá dizer: ora os que choram estão tristes, passando por alguma dor, algum problema grave, como podem ser bem aventurados?
Mas se pararmos para meditar veremos nos evangelhos que todas as promessas que Jesus nos fez, não eram para o que aqui e agora, e sempre estavam condicionadas a alguma coisa.
E quando Jesus faz uma promessa para algúem, com certeza não é para aqueles que não dão valor algum a espiritualização (os materialistas, os que não querem nenhum "compromisso" com o mestre), e sim para os que assumiram um compromisso de como disse Jesus tomar a sua cruz e ir após ele.
As pessoas são levadas a chorar pelos mais diversos motivos, há aqueles que choram pelas perdas materiais, pelo insucesso, pela traição, e há os que entenderam a mensagem do mestre Jesus e choram em ver seus semelhantes sofrendo.
As pessoas que levam a sua vida se importando somente com as coisas materiais choram quando tem alguma perda dessse gênero, mas os que levam a vida segundo a vontade de DEUS quando choram geralmente é porque se solidarizam com a tristeza alheia, com a miséria, a inveja, o egoísmo, o orgulho, a injustiça. Não se conformam com os rumos que nossa nação tomou, vendo a nossa juventude envolvida com alcoolismo, drogas, prostituição.
Choram também porque são muitas vezes incompreendidos, em seu interesse pelo bem, muitas vezes tidos como fracos por causa de sua humildade, choram pela perda de seus entes queridos.
São esses os que buscam a cada dia uma reforma intima, lutando conta os seus defeitos, que se esforçar para se renovarem e crescerem em intelecto e moral.
Quando Jesus disse bem aventurados os que choram estava se referindo a esses que choram porque tem um coração limpo e choram por amor aos menos favorecidos, seus irmãos. E não por aqueles que choram porque foram á ruína financeira, perderam um investimento, uma casa, um carro.
E não nos esqueçamos que os que choram hoje serão consolados amanhã por aqueles mesmos que os fazem chorar, porque como sabemos todo o mal que fazemos para alguém teremos que repará-lo e sofrer as consequencias desses atos, essa é a lei divina, Jesus nos disse que colheremos de acordo com o que plantamos, é a lei da ação e reação.
Aqueles que choram pela injustiça serão consolados porque verão a justiça que não usa de dois pesos e duas medidas, pois é aquela que vem de DEUS que é infinito em sabedoria, bondade e justiça.

PJC

Video:


sábado, 13 de junho de 2009

"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;"


Na vida material precisamos sempre de algum requisito para determinadas ocasiões, na vida espiritual não é diferente. Digamos que a vida material é análoga a espiritual, é claro que não plenamente, mas em alguns aspectos com toda a certeza.
Para podermos dirigir um carro se faz necessário que nos submetamos ás exigências para aquele fim, ou seja, devemos frequentar uma auto escola passar pelas etapas teórica e prática para depois sermos avaliados e aprovados, aí então recebemos nossa carteira de habilitação e só aí é que podemos dirigir.
Ninguém entra em uma faculdade para fazer um determinado curso, sem antes ter que também passar pelas etapas anteriores, ou seja, cursar os graus inferiores e ser aprovado receber o devido diploma para poder estar habilitado a fazer um curso superior.
Pois bem na vida espiritual não é diferente, Jesus nos diz que para alcançar o reino dos céus devemos ser pobres de espírito. Mas e o que é ser pobres de espírito?
Façamos novamente uma comparação da vida corpórea com a espiritual, e vamos perceber por exemplo, que um policial não tem como deixar de ser soldado ou cabo e passar diretamente ao posto de coronel, ele terá que galgar os postos que estão entre as duas graduações para chegar ao referido posto máximo.
Desta mesma forma temos com relação a vida espiritual que atingir um grau de evolução que nos torne espíritos puros e perfeitos, ora mas para isso é necessário que também subamos degrau por degrau desta escada que nos leva ao topo, e digamos que este topo é a pobreza de espírito, pois o espírito perfeito tem como caracteristica a humildade e o amor ao próximo.
Ser pobre de espírito é não ser orgulhoso, é ser humilde, mesmo sendo uma pessoa inteligente (de acordo com a nossa concepção de inteligência, pois o mais inteligente deste mundo, pouquíssimo sabe), mesmo que ocupe um alto cargo ou função, mesmo sendo próspero, bonito, talentoso, temos que ter a humildade de saber que se somos alguma coisa é porque DEUS o permitiu que fossemos, não para que nos tornássemos orgulhosos ou soberbos, mas geralmente para que pudéssemos exercitar a humildade, e muitos acabam fazendo exatamente o contrário.
Sabemos que todo espírito é criado ignorante e é exatamente aí que entra as etapas a serem vencidas, pois normalmente a própria sociedade nos transmite certos costume que ela tem como certos, mas que acabam nos prejudicando e nos tornando orgulhosos, para nos tornarmos humildes é necessário que aos poucos nos desfaçamos daquelas concepções que a siciedade nos forneceu do certo ou errado, de nossos defeitos, de nossas imperfeições.
Não conseguimos de um dia para o outro nos depurar é um processo que requer esforço e dedicação e vigilancia, mas que é necessário para nossa felicidade futura.
Para encerrar vejamos o que nos diz Allan Kardec no Evangelho Segundo o Espiritismo a respeito do assunto:

"Dizendo que o reino dos céus é dos simples, quis Jesus significar que a ninguém é concedida entrada nesse reino, sem a simplicidade de coração e humildade de espírito; que o ignorante possuidor dessas qualidades será preferido ao sábio que mais crê em si do que em Deus. Em todas as circunstâncias, Jesus põe a humildade na categoria das virtudes que
aproximam de Deus e o orgulho entre os vícios que dele afastam a criatura, e isso por uma razão muito natural: a de ser a humildade um ato de submissão a Deus, ao passo que o orgulho é a revolta contra ele. Mais vale, pois, que o homem, para felicidade do seu futuro, seja pobre em espírito, conforme o entende o mundo, e rico em qualidades morais."

Na vida terrena todo homem tem que batalhar e muito para conseguir alcançar um certo grau de prosperidade e dar um pouco de conforto aos que lhes são caros, e espiritualmente falando não é diferente temos que nos esforçar bastante se quisermos agradar a DEUS e fazermos juz ao nosso galardão, mas para isso podemos contar com amigos valiosos e principalmente nosso mestre e guia Jesus Cristo que nos mostrou o caminho.

PJC

Video:

Prece para o orgulho e a humildade:

sexta-feira, 12 de junho de 2009

O SERMÃO DO MONTE

E JESUS, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

Evangelho de Mateus (Cap 5, vs 1 ao 11)


Video:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails